A visão do bebê – Como o bebê enxerga?

23/04/2018 - Dra. Marcela Noronha


Meu bebê pode enxergar? Ele enxerga as cores? Como ele enxerga? Pode reconhecer meu rosto?

Essas são perguntas frequentes das mamães e papais de primeira viagem, e neste texto iremos esclarecer todas essas dúvidas.

Dentro da barriga da mãe o ambiente é escuro, e após o nascimento o bebê necessita de uma adaptação à claridade e as tonalidades do seu novo ambiente. Da mesma forma que irá aprender a engatinhar, andar e falar, o bebê treinará sua visão, que se desenvolverá ao longo do tempo.

O bebê recém-nascido já enxerga, porém consegue ver apenas objetos até 30 cm de distância, pouco focalizados e praticamente em preto e branco. Nessa fase, eles têm grande preferência pela face humana, principalmente a da mãe.  

A partir dos dois meses de idade, os bebês começam a focalizar melhor, sua gama de cores aumenta e passam a enxergar objetos localizado a até 50 cm de distância. Além disso, a coordenação do movimento ocular melhora significativamente, o que permite que eles consigam seguir um objeto com o olhar. É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade.  

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capaz de seguir objetos e pessoas com o olhar, e aos quatro meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto. Isso significa que, ao se jogar uma bola na sua frente, o bebê pode imaginar para onde ela vai e seguir o trajeto com os olhos. Nessa idade ele já pode reconhecer pessoas. 

Aos seis meses de idade, a visão do bebê é muito similar à de um adulto. 

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Benefícios que a leitura traz para as crianças

saiba mais

De que cor serão os olhos do meu filho?

saiba mais

Como estimular a visão do bebê

saiba mais

A música ajuda a estimular o desenvolvimento das crianças

saiba mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

saiba mais

Desenvolvimento - 6 meses a 2 anos

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por