A dengue é uma doença viral cuja transmissão ocorre, apenas, pela picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado pelo vírus, não sendo possível contrair a doença por contato humano ou através da ingestão de água infectada.
O período de incubação, tempo necessário entre a picada do mosquito contaminado com o vírus da dengue e o início do aparecimento dos sintomas da doença, é de 3 a 15 dias.
Os sintomas da dengue incluem: febre alta de início súbito acompanhada de intensa dor de cabeça, atrás dos olhos e no corpo. Fraqueza e mal-estar são bastante comuns. Muitas vezes podem ocorrer tonturas, enjoos e até vômitos. Manchas vermelhas na pele e dores nas articulações também podem estar presentes.
Alguns sintomas são considerados mais graves, podendo sinalizar a dengue hemorrágica, e nesses casos o médico deve ser procurado imediatamente. São eles: dores abdominais intensas, vômitos persistentes, pele fria e úmida, sangramento de gengivas e nariz, boca seca, dificuldade de respirar, sonolência intensa ou agitação e confusão mental.
Como a dengue é uma doença viral não existe tratamento específico, sendo indicado apenas medicações para alívio dos sintomas e, nos casos mais graves, internação para hidratação endovenosa e medidas de suporte.
A única forma de se proteger da dengue é a prevenção, que inclui o uso de repelente nos horários de maior incidência de mosquitos (acesse o link para maiores informações – Dúvidas sobre repelentes ) e evitar deixar água parada, pois isso torna o local favorável para a colocação de ovos e desenvolvimento de larvas do mosquito. Pessoas acima dos 9 anos de idade e que já apresentaram dengue confirmada anteriormente podem tomar a vacina se não houver nenhuma outra contraindicação (acesse o link para maiores informações- Vacina contra dengue).