Acredito que a empatia seja a ferramenta mais poderosa da humanidade e, se nós soubermos utilizá-la bem, o mundo será um lugar melhor para todos.
Mas afinal, o que é empatia?
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar entender a outra pessoa através da perspectiva dela. Para ter empatia não é necessário concordar com o pensamento do outro, mas sim conseguir compreender o porquê daquela ação ou sentimento.
Ser empático é extremamente difícil, pois vivemos em um mundo cada vez mais egoísta, em que as pessoas pensam exclusivamente no seu bem-estar e se esquecem do outro, o que é comprovado por algumas pesquisas americanas. Porém, isso não significa que não podemos treinar a nossa empatia para sermos pessoas melhores e, consequentemente, termos filhos mais centrados e relacionamentos mais felizes.
Uma pessoa empática não faz algo que deixaria o outro magoado, pensa antes de tomar uma atitude precipitada e, principalmente, tem respeito pelas outras pessoas.
A empatia também pode ajudar a solucionar problemas com as crianças. Por exemplo: quando o seu filho faz birra, tente entender o que desencadeou aquilo, o que ele está pensando sobre si e quais são seus sentimentos, ou seja, tenha empatia! Assim você poderá tentar solucionar o problema de maneira mais tranquila e assertiva.
Quando somos empáticos, somos melhores.