Essa é um a pergunta muito frequente nos dias atuais. As vovós afirmam categoricamente que os bebês de hoje já nascem mais inteligentes, mas será verdade?
Para começar a elucidar essa questão, vamos primeiramente definir o que é inteligência. Inteligência é a capacidade de solucionar problemas. Existem vários tipos de inteligência: linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial. Algumas pessoas podem ter uma boa inteligência em uma área e não serem tão bons e outras.
O teste de quociente de inteligência, o QI, é um dos métodos de avaliação mais usados para medir a inteligência. Segundo esse teste, a inteligência aumentou cerca de 20 pontos desde 1950 e mantém um aumento de 3 pontos por década.
Acredita-se que a melhor nutrição ofertada para as crianças nos dias de hoje associada ao aumento do estímulo para o desenvolvimento disponibilizado pelos pais e a complexidade cognitiva dos novos tempos com tablets, televisão, computadores e jogos contribuíram para o aumento da inteligência.
Então, para matar a dúvida de uma vez por todas: a vovó tem razão! Realmente, as crianças de hoje estão mais inteligentes.