Você já parou para pensar nas coisas que você menos gosta de ouvir? E nos modos que você mais despreza? Se ainda não, antes de continuar a ler, pare um pouquinho e pense…
Temos algumas células cerebrais chamadas de “neurônios-espelhos” que imitam o que vemos, mesmo sem termos consciência disso, e esse é um importante mecanismo de aprendizagem do cérebro. É por isso que quando estamos excitados, bravos, felizes ou tristes, as pessoas ao nosso redor tendem a copiar o nosso comportamento.
Pense em algo que você odeia e se olhe no espelho. É exatamente esta a reação que o seu filho terá! Os nossos filhos são os que mais seguem o nosso comportamento, então se você não gosta de determinada atitude não a faça. Alguns exemplos: se você não gosta de ninguém gritando com você, não grite com os outros; se você odeia ser agredido física e emocionalmente, não agrida; se você não gosta de ser punido, não castigue os seus filhos.
Autoconhecimento é sempre o princípio para conseguirmos ter as atitudes corretas. Aliás, os neurônios-espelhos funcionam em ambos os sentidos. Então, por exemplo, se você estiver tranquilo, provavelmente seu filhote tenderá a ficar tranquilo; se você estiver alegre, seu filhote também tenderá a ficar alegre; e assim por diante.