Sempre na primeira consulta de pediatria orientamos que os bebês devem dormir de barriga para cima, pois isso diminui o risco da morte súbita (risco do bebê morrer sem nenhum motivo aparente mesmo após uma autópsia). Logo em seguida, vem sempre a pergunta de toda a mãe ou pai curiosos e preocupados com o bem-estar do bebê: “Mas, e se o bebê vomitar? Não é melhor dormir de lado? Isso aumenta o risco dele engasgar e ficar sem ar?”
Para acabar de vez com esse mistério, a resposta é que mesmo os bebês recém-nascidos conseguem mover o pescoço para os lados, então em um eventual episódio de vômito é instintivo que eles virem o pescoço, deixando escorrer o vômito mesmo que estejam dormindo. Por esse motivo, estatisticamente é mais perigoso um bebê morrer porque está dormindo em outra posição do que engasgado com vômito.
A boa notícia é que quando o bebê aprender a rolar não há mais risco de dormir de bruços. E para ajudar os pais dos bebês que se recusam a dormir de barriga para cima: espere ele adormecer, entrar em sono profundo (mais ou menos 15 minutos após ele estar dormindo) e vire-o de barriga para cima para continuar um sono seguro.