Reunir todos a mesa para jantar, conversar sobre o dia e entender o que está acontecendo com cada um cria proximidade e estreita os laços familiares. Isso já sabemos intuitivamente, porém um grande estudo publicado na Nature Human Behaviour comprovou estatisticamente o grande impacto desse hábito na vida das crianças.
Além desses benefícios mais óbvios, quanto mais jantares em família fizermos menores são as chances das crianças apresentarem:
- Sintomas depressivos ou depressão
- Múltiplos parceiros sexuais durante a vida
- Iniciação sexual precoce
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Envolvimento com drogas lícitas ou ilícitas, principalmente maconha
- Obesidade
E maior é a colaboração para desenvolver:
- Satisfação com a vida
- Autoestima
- Inteligência emocional
- Capacidade de perdoar
Para melhores benefícios dos jantares em família é importante que os pais tenham um estilo parental chamado autoritativo ou democrático, o mesmo da disciplina positiva que falo bastante por aqui (acesse o conteúdo – Como educar seu filho com disciplina positiva), que gera conexão em um ambiente de respeito uns aos outros com a liderança dos pais, porém não por meio de medo, castigos ou punições.
O recomendado é que os jantares em família tenham regularidade e sejam frequentes. Quanto mais jantares em família juntos melhor.
Sei que no mundo corrido em que vivemos é mais fácil falar/escrever do que realmente estar presente para os jantares em família, e acredito que esse período de quarentena seja uma excelente oportunidade para incluirmos novos hábitos para serem mantidos após a rotina voltar a normalidade, afinal depois de tantos benefícios maravilhosos que citei vale a pena se esforçar e se organizar para estar junto com todos a mesa, não é mesmo?