Você já parou para pensar na quantidade de coisas que fazemos para os nossos filhos ao invés de deixá-los fazer sozinhos? A desculpa campeã é a falta de tempo, mas outras desculpas como ele é muito pequeno, não quero que ele se frustre se não conseguir, ele pode se machucar tentando e ele não vai conseguir fazer isso nunca estão entre as mais usadas.
A verdade é que para aprender é necessário tentar. Algumas vezes, ele não vai conseguir mesmo, em outras precisará de suporte no início ou de ajuda para não se machucar, mas depois de um pouco de prática ou ajuda podemos nos surpreender ao vê-los conseguindo. E mais, nos surpreender também com o tempo que sobra por não precisarmos mais fazer algo que os nossos filhos já são capazes. Fora o orgulho que sentiremos!
Ao tentar fazer coisas novas, treinamos nossas habilidades motoras, desenvolvemos capacidade de resiliência e aguçamos o senso de responsabilidade. Mesmo que as rotinas sejam corridas e que o relógio não seja o maior colaborador, é importante acharmos o tempo para deixar as crianças treinarem suas habilidades.
O célebre psicólogo Alfred Adler tinha uma frase perfeita: “Não faça por seus filhos o que eles podem fazer sozinhos”. Ao usar esse conceito, você verá o quanto de independência e melhora na autoestima (por conseguir conquistas diárias pelo próprio esforço) seus filhos irão conseguir.
Mas precisamos saber quais tarefas são adequadas para a idade da criança, por isso preparei aqui uma tabelinha com o que o seu filho/filha pode fazer de acordo com a idade.