Você sabia que criança também pode ter pressão alta?

Você sabia que criança também pode ter pressão alta?

As crianças saudáveis devem ter sua pressão arterial medida em todas consultas pediátricas a partir de 3 anos de idade. Crianças prematuras, com problemas renais ou cardíacos, presença de hidrocefalia e em uso de algumas medicações específicas devem ter a pressão arterial aferida sempre, independentemente da idade.

Para medir a pressão na criança o médico pediatra deve escolher o aparelho que melhor se adeque ao braço da criança conforme protocolos pediátricos, explicar sobre o procedimento antes de realizá-lo para que esta não fique nervosa e, com a criança calma, sentada ou deitada, aferir a pressão.  Aparelhos de pulso não são confiáveis e, por isso, não devem ser utilizados.

Com a pressão arterial aferida, o médico deve consultar uma tabela que inclui gênero, idade e estatura para saber se está dentro do esperado. Caso a pressão esteja elevada, uma nova medida da pressão deve ser realizada após alguns minutos para confirmar a medida anterior. São consideradas hipertensas crianças e adolescentes que tem a pressão alta medida adequadamente em 3 ocasiões diferentes.

No caso de uma criança hipertensa, esta deve ser acompanhada por um nefrologista infantil, já que, na grande maioria dos casos de pressão alta de etiologia secundária em crianças (mais de 70%), a origem é alguma patologia renal. O nefrologista infantil está apto a diagnosticar, investigar e tratar deste problema para que não ocorra sequelas.

About Author

Add Comment