Conforme as crianças vão crescendo, as dúvidas de como foram parar dentro da barriga da mamãe, como nasceram e muitas outras vão aparecendo. É importante responder todas essas questões de uma forma simples e que a criança consiga entender, sem mentiras ou longas e complexas explicações.
Para responder as dúvidas das crianças é importante entender exatamente quais são, pois, às vezes, uma pergunta que parece óbvia não é. Veja este exemplo anedótico que demonstra bem isso:
A criança pergunta para a mãe: “- De onde eu vim?”
Mãe: “- Meu filho, o papai e a mamãe namoraram, o papai colocou uma semente na barriga da mamãe, que encontrou a semente da mamãe. Depois disso, você começou a crescer aqui dentro. Passados nove meses, quando você já estava pronto para conhecer o mundo, mamãe entrou em trabalho de parto e você saiu pela vagina da mamãe.”
Criança: “-Nossa mãe, que difícil! O meu amigo veio do Rio de Janeiro!”
Para não correr esse risco, sempre devolva a pergunta para a criança:
Criança: “- Mãe, o que é sexo?”
Mãe: “- Filho, o que você sabe sobre sexo?”
Isso faz com que você esteja apto a responder exatamente o que o seu filho está perguntando. Caso você não saiba a resposta, seja honesto e fale que irá pesquisar e responder assim que possível. Cumpra com o combinado, pois isso aumentará a confiança da criança e melhorará a relação entre vocês.
Quais foram as perguntas que os seus filhos fizeram que te deixaram sem resposta ou numa saia justa? Não esqueça de me contar!
Quando e como falar de sexualidade com as crianças?
About Author