Seu filho tem dificuldade para fazer cocô ou, quando faz, as fezes estão tão grossas que chegam a entupir o vaso ou machucar o bumbum para sair? Isso não é legal!
Um intestino preguiçoso pode fazer mal a saúde provocando hemorroidas, fissuras anais e até propiciando infecções do trato urinário, além de provocar mal-estar.
Para que o intestino funcione como um reloginho, tenho algumas dicas:
- Beba muita água (veja o texto – Qual a quantidade de água ideal para uma criança ingerir?);
- Coma 3 porções de frutas por dia;
- No almoço e jantar, sirva metade do prato de verduras e legumes
- O hábito de comer granola ou aveia em flocos pode ajudar, mas só se a ingestão de água for adequada, pois fibras sem água pioram os movimentos intestinais;
- Um suco de laranja, mamão e ameixa seca podem ser uma ótima opção para o café da manhã;
- Crie o hábito de sentar com o seu filho na privada logo após o café da manhã e esperar um pouco (10 minutos é suficiente) para ensinar o intestino a funcionar sempre no mesmo horário. Neste momento, não apresse seu filho ou brigue com ele caso o intestino não funcione, pois isso pode piorar tudo. Para ajudar a passar o tempo, um gibi pode ser uma boa alternativa;
- Exercícios físicos ajudam um intestino preguiçoso trabalhar.
Lembre-se de sempre conversar com o seu pediatra para tirar todas as dúvidas. É importante procurar um médico caso o seu filho tenha o hábito de ficar sem evacuar mais de 3 dias, se fazer cocô seja frequentemente doloroso ou o problema permanecer após as medidas acima.