O verão está aí! O sol do verão é sempre acompanhado de muita praia, piscina, passeios ao ar livre e esportes com exposição solar. Para aproveitar os dias ensolarados, aqui responderemos todas as questões que você precisa saber sobre protetores solares.
1. A partir de qual idade o protetor solar pode ser utilizado?
A partir de 6 meses de idade. Crianças menores de 6 meses têm uma pele muito frágil e com risco de alergia. Se a exposição solar for inevitável, seu pediatra pode indicar algum protetor para esse caso específico.
2. Como proteger crianças menores de 6 meses do sol?
Crianças menores de 6 meses não devem receber exposição solar direta e o protetor solar não é indicado para esta faixa etária, então mantenha seu bebê na sombra, em ambiente arejado, com roupas frescas, preferencialmente de algodão, e de chapéu com abas.
3. Qual é o protetor solar recomendado para cada criança?
Os bloqueadores solares são recomendados para crianças entre 6 meses a 2 anos por serem protetores de barreira (não contêm agentes químicos), conhecidos como protetores baby ou mineral. Para crianças acima de 2 anos, os protetores solares (que contém agentes químicos misturados com agentes físicos) são os recomendados e conhecidos como protetores de criança, infantil ou kids. Opte por protetores solares hipoalergênicos, anti-lágrimas e resistentes a água. Converse com seu pediatra e solicite uma recomendação da marca mais adequada para o seu filho.
4. Qual fator de proteção solar é recomendado?
O fator de proteção solar (FPS) recomendado é de 30 para cima. Além disso, os protetores devem proteger contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA podem causar a longo prazo o envelhecimento da pele e câncer, e a exposição aos raios UVB pode levar a queimaduras e câncer.
5. De quanto em quanto tempo precisamos reaplicar o protetor solar?
O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, de preferência com a criança sem roupa para não ficar nenhuma área esquecida. A reaplicação deve acorrer a cada 2 horas ou de acordo com a recomendação de cada marca. Reaplicações mais frequentes (antes de 2 horas) devem ocorrer após a criança entrar na água ou depois de episódios de sudorese intensa.
6. O protetor solar deve ser usado todos os dias pelas crianças?
Sim. Trinta minutos antes de sair de casa é recomendado o uso de protetor solar para evitar, a longo prazo, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
7. Preciso passar protetor solar nos dias nublados? E na sombra?
Sim. Mesmo não sendo visíveis, nos dias nublados, os raios UV do sol estão presentes e queimam. Ficar debaixo do guarda sol apenas não protege das queimaduras, já que os raios de sol são refletidos pela areia e pela água, podendo levar a queimaduras igualmente.
8. Qual é a quantidade de protetor solar indicada?
Ao passar protetor solar nas crianças é importante aplicar uma quantidade para cobrir todo o corpo sem economias. Não esqueça das orelhas, da nuca e da parte superior dos pés.
9. Porque o uso do protetor solar na criança é tão importante?
Estima-se que até os 20 anos de idade recebemos mais de 75% de toda a radiação solar que vamos ser expostos em nossa vida, por isso é tão importante que a proteção solar seja a melhor possível nessa idade. Só assim estaremos prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele na vida adulta.
10. Como saber se o protetor solar vai causar alergia?
Para saber se seu filho vai apresentar alguma alergia ao protetor solar, o ideal aplicar uma pequena quantidade em uma área no antebraço da criança alguns dias antes de ir para a praia ou piscina. Se não houver aparecimento de nenhuma vermelhidão ou coceira até o final do dia provavelmente seu filho não é alérgico.
11. Qual a diferença entre protetor solar de adulto e de criança?
O protetor solar para adultos, em geral, contém muitos agentes químicos que podem causar alergia na pele das crianças, que é mais sensível. Por isso, sempre opte por protetores adequados para a faixa etária do seu filho.
12. Protetor solar deve ser usado antes ou depois do repelente?
O protetor solar deve ser aplicado antes do uso do repelente. Deve existir um prazo de, no mínimo, 30 minutos entre a aplicação do protetor solar e do repelente.
13. Além do protetor solar, quais cuidados extras com o Sol devemos ter?
Evite o sol mais forte, entre 10 e 16 horas, use roupas frescas e beba bastante líquido. Chapéu, de preferência com abas laterais, são sempre uma boa opção para não queimar o couro cabeludo e ajudar a proteger as orelhas e o pescoço. E não se esqueça de que na sombra também pode se queimar.