Desfralde: como e quando fazer

Desfralde: como e quando fazer
O sistema urinário da criança fica pronto para iniciar o desfralde entre dois e quatro anos de idade. É nesta etapa que a integração entre o músculo da bexiga e o sistema nervoso da medula ocorre, possibilitando que a criança possa associar a vontade de fazer xixi com a capacidade para realizar essa atividade.
 
 
Mas… quando é a hora certa?
 
 
Normalmente a criança começa a dar sinais de estar pronta para o desfralde quando: começa a reclamar da fralda suja, quer comprar uma calcinha ou cueca nova, quer experimentar a experiência de ir ao banheiro com seus pais e fica interessada pelo penico. Os pais também podem notar que a fralda que estava vazia se enche de uma só vez, demonstrando que a criança esta esvaziando a bexiga adequadamente. Quando seu filho começar a demonstrar esses sinais então está na hora, vamos lá!
 
 
Primeira dica: deixe para tirar a fralda no verão, afinal muitos acidentes podem acontecer. Escolha uma semana mais tranquila, sem muitos eventos fora de casa, para iniciar o desfralde e de preferência comece no final de semana. Se seu filho frequenta escola isso pode ser uma boa ajuda para você não ter que fazer tudo sozinho.
 
 
Explique ao seu filho que agora ele já está crescidinho e que a partir deste dia fará xixi no penico. É importante, principalmente para as meninas, apoiar os pés no chão ao sentar no penico (se for um redutor de acento coloque um banquinho/caixa para apoio dos pés), pois isso possibilita o completo esvaziamento da bexiga.
 
 
No primeiro dia, leve a criança no banheiro de uma em uma hora e deixe-a sentada no penico por um minuto. Isso fará com que ela comece a entender o assunto. Muitas vezes a criança se levantará e fará xixi logo após. Console-a e diga que logo ela aprenderá. Se seu filho acertar o penico faça festa e parabenize-o por ter conseguido.
 
 
Talvez demore uns dois ou três dias para a criança acertar seu primeiro xixi no lugar certo, então não desista, acredite, vai dar certo!
 
 
Entre o segundo e o quarto dia, quando a criança entender para que serve o penico e tiver acertado de uma a três vezes o lugar certo de fazer xixi/cocô comece a levar a criança de a cada três ou de quatro horas para usar o penico. Esse intervalo é ideal para qualquer pessoa utilizar o banheiro e deve ser mantido após a criança aprender a usá-lo sozinha.
 
 
Não se preocupe se seu filho for menino e aprender a fazer xixi sentado, pois logo ele aprenderá a ficar de pé durante essa atividade.
 
 
Sempre leve a criança para fazer xixi antes de dormir e imediatamente após acordar (mesmo se a fralda estiver cheia). Não se esqueça de colocar a criança para ir ao banheiro antes de sair de casa, mesmo que faça pouco tempo desde a última vez, pois isso evitará “acidentes”.
 
 
Outra dica valiosa é colocar um plástico na cadeirinha do carro até seu filho estar “craque”. Isso evitará estragos.
 
 
E a última dica é: só retire a fralda da noite quando a criança estiver acordando com a fralda seca há, no mínimo, uma semana.
 
 
Boa sorte!!! Vale lembrar que essas são apenas orientações e que, em caso de dúvidas, procure sempre um médico. 🙂

About Author