Mesada: quando e como começar? Vale a pena?

Mesada: quando e como começar? Vale a pena?

É importante que a criança aprenda a lidar com o dinheiro de forma saudável e prática, entendendo o seu valor. Para isso, precisamos educá-las financeiramente.

A educação financeira pode começar bem cedo, já com 3 a 4 anos de idade dependendo da maturidade da criança. Uma semanada ou mesada pode ser muito útil para iniciar a criança no mundo financeiro, mas temos que tomar alguns cuidados. Confira abaixo as dicas de como fazer isso de forma bem-sucedida.

  • Estabeleça um dia da semana ou do mês para dar a semanada ou mesada.
  • O valor será definido por cada família, não existe um mínimo ou um máximo. O importante é que o valor recebido não atenda as demandas da criança imediatamente. É essencial que ela sinta a necessidade de economizar para conseguir o que quer e com isso aprenda o valor das coisas, a exercitar a paciência e a reflexão do que realmente vale a pena comprar.
  • Não use a mesada como punição ou gratificação. A mesada é um compromisso entre você e seu filho e não deve estar ligada ao comportamento.

– Você foi muito bonzinho este mês, vou te dar mais dinheiro.

– Você não se comportou bem e por isso não terá mesada.

  • Não caia na tentação ajudar seus filhos completando o dinheiro para as suas compras. A mesada serve justamente para que eles não precisem do seu dinheiro. Se o que eles querem for um objeto de muito valor, você pode deixar para dar em uma data muito especial, como o aniversário, ou pedir para a criança economizar a metade e ajudar com o restante. Lembre-se: frustrações fazem parte da vida. Ensine o seu filho a lidar com isso, assim ele será um adulto melhor e mais capaz.
  • Deixe seu filho comprar o que ele decidir, mesmo sabendo que o objeto escolhido às vezes tem valor superestimado ou o interesse vai ser curto. As crianças precisam aprender por si só que as vezes não fazemos escolhas tão boas, e isso fará com que elas reflitam para próximos “investimentos” sem a necessidade do adulto adicionar culpa ou vergonha no meio desse aprendizado.
  • CUIDADO! Não é porque a criança tem o dinheiro que ela pode comprar o que quiser. Se você tem algumas regras na sua casa, como crianças não tem televisão no quarto ou celular, e se o seu filho (a) estiver economizado dinheiro suficiente para comprar o objeto em questão, a regra da casa deve prevalecer. Nesses casos, deixe claro que entende que a criança queira muito, porém ressalte que ela sabe quais são as regras.
  • A semanada/mesada pode ser muito útil para que a criança inicie uma poupança e aprenda a usufruir dela. Por exemplo: a criança recebe R$5 por semana e guarda R$1 real para a poupança. Você pode abrir uma conta poupança para ela e ir mostrando o quanto ela vem economizando com o tempo. Deixe esse valor para emergências e ensine o que é uma emergência financeira. Por exemplo: a criança emprestou um brinquedo do amigo e quebrou, talvez agora seja a hora de usar o dinheiro da emergência para poder consertar/comprar um novo brinquedo para ele. Além da educação financeira, aqui estamos ensinando responsabilidade.
  • Se a doação é um conceito importante para sua família, porque não ensinar desde cedo que uma parte da mesada pode ser destinada a esse feito? Procure uma causa que o seu filho sinta vontade de ajudar. Altruísmo é uma qualidade de vida muito respeitável.

Não é maravilhoso como a educação financeira pode melhorar o aprendizado das crianças em relação a responsabilidade, paciência, altruísmo, tomada de decisões e pensamento matemático?

Vale lembrar que essas são apenas orientações. Em caso de dúvidas, procure seu médico. 🙂

About Author