Catapora

Catapora

A catapora, conhecida no meio médico por varicela, é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster. É muito comum na infância e ocorre durante todo o ano, predominantemente no final do inverno até a primavera (agosto a novembro). Uma vez que você tenha pego catapora não é possível contraí-la novamente no futuro.

Em geral, a criança com catapora apresente os seguintes sintomas: febre alta e pele que coça muito, apresentando pequenas “bolhas de água” com base avermelhada que estouram e formam “casquinhas”. Essas lesões começam em geral da região da cabeça, inclusive no couro cabeludo, e descem para o restante do corpo.

Para realizar o diagnóstico normalmente é necessário que um médico faça um exame físico cuidadoso sem necessidade, na maioria dos casos, de exames laboratoriais.

É uma doença extremamente contagiosa e a criança afetada deve permanecer isolada até que não exista mais nenhuma “bolinha de água”, o que ocorre em torno de 7 a 10 dias.

Como é uma doença viral e na maioria dos casos benigna, o tratamento geralmente é feito com medicações que aliviam apenas os sintomas da doença, como analgésicos, antitérmicos e antialérgicos para aliviar a coceira. O uso de antivirais, como o aciclovir, só é necessário em casos especiais.

A catapora pode ser grave, principalmente em bebês pequenos, idosos e pessoas com a imunidade comprometida, por isso a melhor maneira de preveni-la é através da vacinação. A Sociedade Brasileira de Imunologia recomenda a vacina contra a catapora/varicela em 2 doses nas idades de 1 ano e 1 ano e 3 meses.

Saiba mais sobre a vacina contra catapora acessando o link – Vacina: Varicela/Catapora

About Author