A cabeça do bebê está torta: o que devo fazer?

A cabeça do bebê está torta: o que devo fazer?

Quando o bebê nasce é comum existir alguma assimetria na cabeça ou inchaço (conhecido como bossa), que em geral regride rapidamente nas primeiras semanas de vida sem necessidade de que se faça nada a respeito.

Em alguns casos, o bebê começa a apresentar uma assimetria craniana nos primeiros meses de vida, o que ocorre, na maioria das vezes, devido ao chamado vício postural, ou seja, nada mais é do que o hábito do bebê preferir uma determinada posição para acomodar sua cabeça. Como nessa fase a cabeça costuma crescer muito rápido é importante que se tenha uma atenção especial para que ela não fique torta para sempre. Se notar qualquer assimetria na cabeça do seu bebê é fundamental comentar com o pediatra, que irá avaliar a fontanela (conhecida popularmente como moleira) e o perímetro da cabeça para ver se está de acordo com a idade. Se tudo estiver normal, não há nada com o que se preocupar. Invista em trocar a posição do bebê mais vezes por dia, deixe-o brincando de bruços (com a barriga para baixo) e estimule-o com brinquedos coloridos ou música para que se vire para o lado que não costuma ficar, proporcionando assim um maior número de tempo em outras posições e contribuindo para o desenvolvimento adequado da sua cabeça. 

Já se a moleira estiver muito fechada ou o crescimento da cabecinha fora do habitual é preciso que um neurocirurgião especializado em crianças avalie o bebê para decidir o melhor tratamento possível, que pode ser o uso de capacetes feitos sob medida ou, em casos mais graves, até correção cirúrgica. Hoje, existem clínicas especializadas em tratar somente esse tipo de problema.

About Author