A cólica do bebê e o sono

A cólica do bebê e o sono

A cólica do bebê está presente em até 50% dos lactentes e, na maioria dos casos, inicia-se por volta da 3ª semana de vida e desaparece por volta do 3º mês de idade. Os principais sinais incluem choro inconsolável, mesmo tendo sido oferecida alimentação, associado à distensão abdominal (barriga dura e estufada).

As crises de cólica normalmente se iniciam entre as 17 e 20 horas, em 80% dos bebês. Em 84% dos casos, as cólicas começam quando o bebê ainda está acordado e 83% deles adormecem após a melhora da dor.

Alguns estudos mostram que bebês que apresentam cólicas dormem até 2 horas a menos, contando o número total de horas dormidas em 24 horas, do que bebês que não apresentam esse problema. A quantidade de horas dormidas se iguala aos dos outros bebês quando as cólicas melhoram, porém sabe-se que os despertares noturnos são mais frequentes nesse grupo, com necessidade de intervenção dos pais para ajudá-los a pegar no sono novamente. Isto ocorre, muito provavelmente, porque durante o período da cólica os bebês experimentam a sensação de serem ninados e embalados para conseguir pegar no sono, o que dificulta a aprendizagem de dormirem sozinhos.

Vale lembrar que essas são apenas informações e que, em caso de dúvidas, procure sempre um médico. 🙂

About Author