Chorar faz o bebê ficar traumatizado?

Chorar faz o bebê ficar traumatizado?

Toda mãe e pai quer dar o melhor para os seus filhos e, normalmente, o choro dos bebês leva os pais a acudi-los imediatamente para atender as necessidades dessa pequena pessoinha tão indefesa e vulnerável.

Quando o bebê chora, na grande maioria das vezes, possui alguma necessidade que precisa ser sanada, como fome, fralda suja, cólica etc. Atender a essa necessidade é fundamental para criação de um vínculo saudável entre a pessoa que cuida (mãe, pai, babá, vovó etc) e o bebê.

O ciclo de choro e acolhimento cria as bases que o bebê precisa para se sentir seguro e possibilita um crescimento emocionalmente saudável. Quando esse ciclo é quebrado repetidas vezes e as necessidades do bebê não são atendidas, pode-se sim criar um trauma que irá impactar de forma importante a sua vida.

Porém cuidado! Isso não significa que se o bebê chorar um pouquinho porque você, por exemplo, precisou fazer xixi irá criar um trauma para a vida inteira. O único meio de comunicação do bebê no início da vida é através do choro e, às vezes, precisamos observar um pouco para entender exatamente o que aquele choro representa para atender à necessidade apresentada por ele.

Além disso, é muito importante entender que precisamos atender aos choros que demonstram necessidades do bebê e não a situações que não são fundamentais, como as birras (em bebês mais velhos), que requerem uma abordagem diferente do acolhimento.

Estudos mostram que pais que conseguem responder as necessidades adequadas dos bebês terão filhos mais independentes e saudáveis emocionalmente.

About Author