Chupeta: pode ou não pode?

Chupeta: pode ou não pode?

Posso dar chupeta para o meu filho? Chupeta faz mal? Estraga os dentes? 

O termo em inglês para denominar chupeta é “pacifier” e traduzindo ao pé da letra tem o significado de pacificadora, a definição perfeita para a chupeta. A chupeta realmente consegue acalmar a criança, mas a decisão de utilizá-la ou não é muito controversa, pois alguns a adoram e outros a detestam. Precisamos refletir sobre todas as suas vantagens e desvantagens para decidir se o seu uso é válido.

Vantagens – Certamente as chupetas acalmam as crianças, principalmente aquelas que têm uma necessidade de sucção maior do que o habitual, mas lembre-se sempre de prestar atenção na criança para perceber se ela realmente necessita da chupeta naquele momento. Existem alguns estudos que alegam que o uso de chupeta auxilia na prevenção da morte súbita, ou seja, a morte inesperada do bebê sem causa definida, o que é uma ocorrência muito rara.

Desvantagens – Muitos estudos mostram uma forte evidência de que bebês que utilizam frequentemente a chupeta podem perder o interesse pelo aleitamento materno, resultando em um desmame precoce. Sua utilização também causa o aumento do aparecimento de infecções, pois é impossível manter a higiene adequada das chupetas. Além disso, o posicionamento da língua na boca fica inadequado, o que leva a uma respiração oral e propicia o surgimento de infecções respiratórias. Problemas na fala podem aparecer, especialmente nas crianças que usam chupeta o dia todo e não só na hora de dormir. A mordida aberta é uma alteração na arcada dentária que pode ocorrer nas crianças que usam chupetas frequentemente e/ou após os três anos de idade.

A decisão de dar ou não a chupeta é difícil, então sempre pondere as suas dúvidas com o seu pediatra para que juntos tomem a melhor decisão.

About Author