O crescimento corresponde às alterações físicas na forma, tamanho e proporção que ocorrem com a idade. A altura que cada indivíduo consegue alcançar depende da sua herança genética associada a fatores ambientais, sendo o mais importante deles a alimentação.
Avaliar o crescimento é imprescindível em toda consulta pediátrica. O médico deve medir e pesar a criança e inserir os valores em um gráfico de acordo com a idade. Se a criança estiver na curva central significa que ela está na média da população em geral. Se ela estiver mais para cima ou mais para baixo significa que ela é mais alta ou mais baixa do que a população em geral.
Uma criança que se mantém seguindo a mesma curva, mesmo não estando na média da população em geral, normalmente apresenta esse perfil de crescimento. Crianças que apresentam um perfil fora das curvas de crescimento indicadas devem ser investigadas para se descartar alguma doença. É importante também ficar atento caso a criança esteja mantendo um padrão e subitamente mude de curva de crescimento.
Fique atento às curvas de crescimento das crianças e nunca deixe de perguntar para o seu pediatra em caso de dúvidas.