Desenvolvimento das característica sexuais

Desenvolvimento das característica sexuais

A adolescência constituiu uma fase de crescimento e desenvolvimento humano, marcada por intensas transformações anatômicas e fisiológicas que resultam na formação de um corpo adulto com plena capacidade de reprodução (veja também as modificações psicológicas clicando aqui –  Entendendo a cabeça do adolescente).

Durante a maturação sexual, as gônadas (ovários ou testículos), órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários (crescimento de mamas e pelos púbicos) irão se desenvolver, o que depende do sexo, da idade e de fatores genéticos e ambientais. O médico que descreveu estas alterações é bastante reconhecido e as tabelas recebem o nome de Escalas de Desenvolvimento segundo Tunner em sua homenagem. 

Vale lembrar que essas são apenas informações e que, em caso de dúvidas, procure sempre um médico. 🙂

Segue abaixo as alterações puberais femininas e masculinas:

 Desenvolvimento puberal feminino

A primeira manifestação de puberdade no sexo feminino inicia-se por volta dos nove anos e meio de idade e é, geralmente, o aparecimento do broto ou botão mamário acompanhado do início da pilificação pubiana no mesmo ano, porém o desenvolvimento de pelos pubianos pode preceder o crescimento das mamas em muitos casos. 

O início unilateral do broto mamário é comum, podendo demorar até um ano para que a outra mama comece a se desenvolver. As mamas crescem dependendo de hormônios estrogênicos secretados pelos ovários, enquanto que os pelos pubianos se desenvolvem a partir de hormônios androgênios secretados pelas adrenais.

A maturação sexual está intimamente ligada com o crescimento estatural, uma vez que se observa sua aceleração na mesma época do aparecimento do broto mamário (M2). A velocidade máxima de crescimento pode ocorrer quando as mamas se encontram no estádio 3 (M3), entre 11 e 12 anos de idade em média, podendo chegar a 9 cm por ano nas meninas.

A menarca, ou seja, a primeira menstruação ocorre em geral no período em que as meninas se encontram entre os estádios 3 e 4 de maturação das mamas (entre os 11 e 13 anos de idade em média), que corresponde a fase de desaceleração do crescimento estatural. Após a primeira menstruação, o ganho de altura será de aproximadamente 6 cm, com o término do crescimento ao redor dos 15 ou 16 anos de idade.

Desenvolvimento puberal masculino

A primeira manifestação de puberdade no sexo masculino ocorre entre os oito e os quatorze anos, com média aos 11 anos de idade, e consiste no crescimento testicular acompanhado, posteriormente, pelo aparecimento de pelos pubianos e o crescimento do pênis.

O desenvolvimento genital, assim como outras modificações virilizantes, resultam da secreção de andrógenos testiculares, enquanto que a pilificação pubiana e o crescimento do pênis também sofrem influência dos hormônios adrenais.

O desenvolvimento de pelos axilares ocorre, geralmente, dois anos após o início do crescimento dos pelos pubianos, seguindo-se de aparecimento dos pelos faciais e, por fim, dos pelos do restante do corpo. Como consequência do crescimento da laringe induzido por hormônios andrógenos em fases adiantadas do crescimento genital, surge à alteração de voz característica do sexo masculino.

Há aumento do diâmetro e pigmentação da aréola, sendo que alguns meninos podem apresentar aumento do tecido mamário, chamado de ginecomastia puberal, que pode ou não regredir com o tempo.

A aceleração do crescimento do adolescente do sexo masculino ocorre, em geral, no estádio G3 segundo Tunner, entre oito e quatorze anos de idade, e atinge a velocidade máxima de crescimento em G4, entre 13 e 14 anos, podendo o adolescente crescer 10 cm por ano. Por último, ocorre uma gradual desaceleração em G5 até que o indivíduo chegue a sua estatura final, por volta dos 17 e 18 anos de idade.

About Author