Muitas pessoas desconhecem essa informação, mas existe uma grande diferença entre gripe e resfriado.
Os principais sintomas do resfriado incluem: coriza (nariz escorrendo), congestão nasal (nariz entupido) e tosse. Já os sintomas da gripe são mais fortes e vem acompanhados, muitas vezes, de febre e mal-estar intenso.
Os dois são provocados por vírus e, às vezes, o mesmo vírus pode causar ambas as patologias. Mas então, por que alguns desenvolvem a doença de forma mais grave e outros de forma mais leve? Porque cada indivíduo possui uma resposta imunológica.
Quando se está gripado ou resfriado é importante manter uma boa ingestão de líquidos, uma alimentação saudável e evitar esforços físicos. Não existe nenhum medicamento específico para curar essas doenças, e as dicas da vovó são de grande valia para a grande maioria dos casos.
Agora, se você tem alguma doença crônica (exemplo: asma/bronquite, hipertensão, obesidade, diabetes, insuficiência renal, câncer em quimioterapia, transplantados de algum órgão), estiver gestante ou ter idade menor que 2 ou acima de 60 anos e sua gripe vier acompanhada de algum dos seguintes sintomas: tosse intensa, falta de ar, cansaço, febre acima de 38,5ºC, prostração (abatimento) fora dos períodos de febre, dor articular ou dor de cabeça intensa, procure o seu médico para que os devidos cuidados sejam tomados o mais breve possível.
Vale ressaltar que essas são somente orientações e que, em caso de dúvida, sempre procure um médico. 🙂