Gestação mês a mês

Gestação mês a mês

Parabéns, você vai ser mamãe! Prepare-se para grandes e mágicas mudanças!

Para te ajudar a entender o que vai acontecer durante todo o desenvolvimento do seu bebê dentro da barriga, temos um guia mês a mês para matar sua curiosidade e apresentamos dicas valiosas.

Os meses da gestação são lunares. São contados de acordo com a lua e, por isso, mudam a cada quatro semanas. A gestação dura em média quarenta semanas ou dez meses lunares, tempo necessário para o seu bebê estar pronto para nascer.

Abaixo temos informações sobre o que acontece em casa mês. Vale lembrar que, em caso de dúvidas, sempre procure seu médico.

1º mês – 0 a 4 semanas

Talvez você ainda nem saiba que está gravida, pois é a partir da 4ª semana de gestação que se iniciam alguns dos sinais e sintomas, como o atraso menstrual, sono, cansaço, náuseas, seios doloridos e talvez um pouco inchados.

A partir da 4ª semana já é possível realizar um exame de sangue (mais confiável) ou urina para confirmar se um bebê está por vir, mas provavelmente você irá descobrir que esta gravida somente no segundo mês.

É fundamental a escolha de um obstetra para o acompanhamento da gestação e do parto assim que o diagnóstico de gravidez se confirmar. É provável que o médico solicite exames de sangue, urina e um ultrassom para iniciar o pré-natal com segurança.

Aqui, o bebê na verdade é um embrião e mede aproximadamente 0,5 cm. A placenta e o cordão umbilical estão começando a se formar para levar todos os nutrientes e o oxigênio necessário para o bebê.

2º meses – 4 a 8 semanas

É neste mês que todos os órgãos irão começar a se desenvolver, como coração, pulmão, cérebro, rins, estômago e intestino. Também é nesta fase que os olhos, nariz, boca, braços, coluna e pernas estão iniciando sua formação, por isso é muito importante uma dieta saudável e o uso de uma vitamina do complexo B, o ácido fólico, que ajudará na formação do sistema nervoso central.

Com seis semanas de gestação, normalmente, já é possível ouvir o coração do bebê através do ultrassom transvaginal e a média da frequência cardíaca nesse período é de 150 batimentos por minuto.

Seu bebê terá em média 2 cm ao final do segundo mês (com 8 semanas).

A partir da 8ª semana é possível fazer um teste sanguíneo chamado sexagem para saber se seu bebê é menino ou menina. Nesse exame é detectada a presença ou ausência do cromossomo Y no sangue da mãe e, normalmente, não é coberto pelos convênios de saúde.

3º mês – 8 a 12 semanas

Agora o embrião passa a chamar feto pela terminologia médica.

Cabelos e unhas iniciam o seu desenvolvimento.

O sistema urinário já está em funcionamento, o que ajuda a manter o líquido amniótico no volume adequado. A diferenciação dos órgãos genitais está a pleno vapor.

Músculos e articulações começam a se formar e, por isso, seu bebê consegue se movimentar, mas ele ainda é muito pequeno para que possa ser sentido.

Nesse mês, seu bebê começará a ganhar peso e tamanho rapidamente, chegando a uma média de 20 g e 6 cm no final do terceiro mês (12 semanas).

Entre 10 e 12 semanas de gestação é recomendável fazer o primeiro ultrassom morfológico para saber se está tudo bem com o seu bebê. Nesse exame, um grande parâmetro a ser avaliado é a translucência nucal, que pode indicar se o bebê apresenta ou não Síndrome de Down, e com sorte você ainda poderá saber o sexo do seu bebê.

Chegamos ao final do primeiro trimestre, parabéns! Três meses dedicados à formação do bebê, que agora já tem todos os órgãos necessários para sua sobrevivência.

4º mês – 13 a 16 semanas

Entramos no segundo trimestre. Agora é hora de crescer e amadurecer as funções orgânicas. Seu bebê já está maior e agora a chance de um aborto espontâneo diminui bastante. É hora de espalhar a noticia para família e amigos, até porque vai ser difícil esconder a barriguinha que começará a crescer.

Provavelmente, você começará a se sentir melhor. Os enjoos, vômitos, mal-estar, sono excessivo e azia possivelmente desaparecerão nesta fase devido à completa formação da placenta.

O seu bebê está agora desenvolvendo os sentidos. Agora ele já escuta, então aproveite para começar a conversar com ele ou coloque uma música relaxante, pois alguns estudos revelam que isso pode ajudar no seu desenvolvimento. Também há indícios do desenvolvimento do paladar, então tudo o que você comer provavelmente seu bebê experimentará também.

Os olhos já podem captar variações de luz.

Como os músculos estão mais fortes, nessa idade os bebês podem fazer caretas, franzir a testa ou até começar a chupar o dedo.

Seu bebê deve chegar ao final das 16 semanas com 15 cm e 80 g.

CURIOSIDADE: Você sabia que nesta fase os bebês começam a soluçar? 🙂

5º mês – 17 a 20 semanas

Chegou a hora tão esperada! Agora é possível que você comece a sentir seu bebê mexer a qualquer momento. Também vai ser difícil não conseguir visualizar o sexo do bebê pelo ultrassom, afinal, além dos órgãos genitais, os testículos ou trompas e útero já estarão formados.

É hora de sair às compras e começar a arrumar o quarto do bebê.

Os cinco sentidos- visão, audição, paladar, tato e olfato- estão se desenvolvendo em áreas específicas do cérebro.

O sistema digestório está em pleno desenvolvimento. Agora o bebê engole mais líquido amniótico, o que vai ajudar na formação do estômago. A produção de uma substância chamada mecônio começa a aparecer no intestino e deverá ser eliminada somente após o parto como a primeira evacuação do bebê.

Começa a se formar o tecido adiposo (gordura subcutânea) que vai ajudar o bebê a suportar as mudanças de temperatura. A pele continua translucida e ganha uma camada fina contendo uma substância branca denominada “vérnix”, com função protetora para o bebê que está imerso no líquido amniótico.

O seu bebê já tem impressão digital e começa a ter cabelos, cílios e sobrancelha.

Deve estar pesando, no final do 5 mês (20 semanas), 260 g e medindo 25 cm.

Chegamos à metade da gestação e um ultrassom morfológico entre 18 e 24 semanas é recomendado para avaliar o crescimento do bebê, o desenvolvimento de cada órgão e estabelecer o sexo.

6º mês – 21 a 24 semanas

Agora os movimentos do bebê estão mais vigorosos devido à maior força muscular e ao aumento de tamanho, o que faz com que ele esteja situado num menor espaço.

Pontapés e socos podem ocorrer, mas o bebê tende a dormir durante a maior parte do dia, chegando a 20 horas de sono.

Na barriga, o bebê consegue identificar as várias tonalidades de voz da sua mãe e adora ouvir músicas e histórias. Se você souber o sexo e já tem um nome definido pode começar a chamá-lo assim.

Unhas, sobrancelha, cílios e pálpebras estão completamente formados. A pele é rosada e enrugada, independentemente da cor que ela terá no futuro.

No final do 6º mês (24 semanas) seu bebê deve estar pesando por volta de 600 g e medindo 30 cm.

Uma grande conquista deste mês é que se, por motivos extremos, o parto ocorra prematuramente, é possível que o bebê sobreviva em um hospital bem equipado, com médicos aptos e enfermagem treinada.

7º mês – 25 a 28 semanas

Entramos no último trimestre da gestação e agora seu bebê precisa crescer e ganhar peso para aumentar seu tecido adiposo, e assim suportar a temperatura fora do corpo da mãe.

É possível que você comece a sentir leves contrações na barriga chamadas de Braxton Hicks, que são indolores e sem intervalo de tempo definido, mas em caso de dúvidas não deixe de consultar seu médico,

Agora as pálpebras descolam e o seu bebê já pode abrir e fechar os olhos.

Seu bebê já ocupa quase todo o espaço disponível no útero, medindo 36 cm da cabeça aos pés e pesando 1000g ou 1 Kg no final da 28ª semana gestacional. Nesta fase ele provavelmente virará de cabeça para baixo começando a se preparar para o parto.

8º mês – 29 a 32 semanas

Algumas gestantes começam a notar um pouco de líquido saindo do seio, correspondente ao colostro que está se formando para amamentar seu bebê após o nascimento.

Há um incomodo para dormir daqui para frente e a melhor posição é virada para o lado esquerdo, pois exige menos esforço e melhora a circulação do sangue na placenta.

O cérebro continua se desenvolvendo rapidamente. Agora o bebê já reconhece a voz de ambos os pais e se pressionar o seu corpo é provável que ele responda com algum movimento.

Os movimentos do seu bebê tendem a diminuir em virtude do pouco espaço dentro do útero.

Os pulmões começam a amadurecer mais rapidamente, mas ainda não estão totalmente prontos.

Os olhos têm uma íris azulada, mas a cor final dos olhos só se definirá após o primeiro ano de vida.

No final do 8º mês, seu bebê pesa aproximadamente 1,800 kg e mede cerca de 42 cm. É provável que seu obstetra solicite novos exames de sangue e urina, além de um novo ultrassom.

9º mês – 33 a 36 semanas

Chegamos à reta final! A ansiedade vai aumentando e está na hora de deixar tudo pronto. Suas consultas pré-natais provavelmente passarão a ser quinzenais e é um bom momento para você escolher um pediatra.

O pediatra, já na consulta pré-natal, ajudará você a lidar com as ansiedades do pós-parto, dará dicas valiosas sobre amamentação, sono, banho e trocas de fraldas, que evitarão algumas situações de estresse com um recém-nascido. Outro ponto fundamental é que esse tenha disponibilidade para fornecer orientações e examinar o bebê sempre que necessário.

Se por acaso o seu bebê nascer agora é provável que ele não enfrente grandes problemas de saúde, pois já está quase pronto. Os rins estão totalmente desenvolvidos, o fígado começa a funcionar, o sistema imunológico está mais apto e os pulmões quase maduros.

Seu bebê chega ao final da 36ª semana pesando aproximadamente 2,5 kg e medindo 45 cm.10º mês – 37 a 40 semanas

Está tudo pronto! Agora seu bebê está apto a nascer a qualquer instante e suas consultas de pré-natal passam a ser semanais.

Seu bebê engorda 250 g por semana em média neste período.

About Author