Chegou a hora de aprimorar os dotes culinários e se divertir na cozinha preparando deliciosos alimentos para os nossos bebês, pois é hora de comer! Nesta seção você encontra orientações de como fazer papinhas, sugestões de receitas e muitas dicas para que seu filho cresça forte e cheio de saúde.
Com seis meses de idade iniciamos habitualmente a introdução de novos alimentos. Podemos optar por métodos tradicionais (papinhas) ou métodos mais modernos como o BLW (Baby-led Weaning). No início é normal que as crianças não aceitem bem os alimentos, pois são novidades para eles, mas seja persistente! Pode ser que a criança não goste de um determinado alimento, mas para se afirmar isso este deve ser oferecido no mínimo dez vezes, em ocasiões distintas e com formas diferentes de preparo. Paciência, criatividade e bom humor serão seus aliados nessa transição.
Vale lembrar que essas são apenas informações e que, em caso de dúvidas, procure sempre um médico. 🙂
Introdução alimentar método tradicional
Quando seu bebê completar seis meses de idade é recomendado introduzir a primeira papinha salgada na hora do almoço, e aos sete meses iniciar a papinha do jantar. Nesta fase seu bebê come em média 150g de alimento por refeição, e essa deverá conter proteína animal, leguminosa, cereal ou tubérculo, legume e uma verdura. Que tal uma fruta como sobremesa? A água deve ser oferecida ao longo do dia, tomando cuidado para que não seja no mesmo momento da refeição.
Dicas:
- Lembre-se: os pais são os maiores exemplos para os filhos, por isso tenha o hábito de colocar as crianças à mesa para comer as refeições em família, coma frutas e vegetais na sua frente e evite frituras e alimentos industrializados no dia-a-dia;
- Pode-se optar por oferecer purês e vegetais bem cozidos para que a criança possa diferenciar as texturas e conhecer o sabor de cada alimento;
- Aos oito meses de idade a criança normalmente já possui aptidão para comer papinhas contendo pedaços maiores, assim começa a se preparar para que com um ano esteja comendo uma refeição semelhante à de sua família;
- Não ofereça alimentos que contenham açúcar, refrigerantes e café para crianças abaixo de dois anos de idade.
O Método BLW (Baby-led Weaning)
O Baby-led Weaning (BLW), conhecido em português como desmame guiado pelo bebê, é um método de introdução alimentar criado pela britânica Gill Rapley. O método pode ser introduzido a partir de seis meses de idade, e recomenda sentar à mesa com o bebê em refeições familiares e disponibilizar ao alcance das mãos da criança diversos alimentos para que, através da curiosidade nata das crianças, elas comecem a experimentá-los na quantidade e na maneira que lhe for conveniente.
No início, os bebês tendem a comer pouco e brincar muito com os novos alimentos. Como essa é uma fase de transição, o leite materno ou fórmulas infantis adequadas para idade irão complementar as necessidades do bebê neste período. É preciso ter paciência e, provavelmente aos nove meses, eles já estarão comendo muito bem.
Para que seu bebê tenha uma oferta de nutrientes adequada, sempre disponibilize para ele experimentar uma carne, um carboidrato ou tubérculo, uma leguminosa, um legume e uma verdura, em porções e formatos que ele consiga segurar.
Acredita-se que com está técnica de introdução alimentar, as crianças ganhem mais independência, pratiquem e desenvolvem melhor as habilidades motoras, tenham maior desenvoltura social por estarem sentadas a mesa em refeições familiares, além de diminuir o risco de obesidade no futuro, pois assim conseguem regular melhor o apetite já que ela própria define quando está satisfeita.
Segundo a autora, pequenos engasgos podem ocorrer, pois a criança está se adaptando aos novos alimentos, mas não há perigo de sufocamento desde que a criança esteja sentada adequadamente em cadeira própria e os adultos não a ajudem a comer.
Muita bagunça e sujeira vão acontecer no início, mas a grande vantagem é que você poderá comer sua comida ainda quente, sem pressa e ainda se divertir vendo seu filho comer.