Meu filho está com febre, o que fazer?

Meu filho está com febre, o que fazer?

Que pais nunca ficaram desesperados com uma febre alta ou com aquela dúvida cruel diante de um quadro de febre: devo me preocupar ou não? Esse texto contém dicas valiosas para utilizar quando seu filho estiver com febre, mas lembre-se: na dúvida sempre consulte o seu pediatra.
Em algum momento da vida toda a criança vai apresentar um quadro de febre, então vamos entender um pouco o que vem a ser isso.
A febre é um mecanismo de defesa do organismo para, na grande maioria das vezes, tentar combater uma infecção causada por vírus ou bactérias. É considerada febre temperaturas maiores ou iguais a 37,8ºC. Entre 37,2ºC e 37,7º consideramos a criança apenas subfebril. Quando as temperaturas atingem acima de 37,8ºC é recomendado administrar o antitérmico de sua preferência, na dose adequada para o peso da criança.
Feito isso, vamos aos sinais de alerta:

  • Febre acima de 39,0ºC ou persistindo por mais de 72 horas;
  • Prostração (criança muito abatida e/ou gemente) ou irritabilidade (criança muito chorosa) fora dos períodos de febre;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Vômitos que não melhoram;
  • Dor importante fora do período de febre. Vale dor de cabeça, garganta, barriga, articular, pernas, etc;
  • Tosse importante e/ou falta de ar;
  • Febre em bebês abaixo de 3 meses de idade.

Caso seu filho não apresente nenhum sinal de alerta mantenha-o em observação e com uma dieta saudável, oferecendo bastante líquido e deixando com que durma bastante. Isso, na maior parte das vezes, é suficiente para a criança se recuperar. Porém, se o seu filho apresenta algum dos sinais de alerta acima é importante informar o seu pediatra para que ele seja examinado e que a melhor conduta seja realizada.
Vale lembrar que essas são apenas orientações e que, em caso de dúvidas, procure sempre um médico. 🙂

About Author