Mitos e verdades sobre as vacinas

Mitos e verdades sobre as vacinas

A primeira vacina que se tem registro foi a de varíola, no século XVIII. As vacinas foram um grande avanço da medicina e são fundamentais na prevenção de diversas doenças, porém algumas questões polêmicas sempre aparecem. Hoje vamos desvendá-las!

MITO: A vacina de sarampo causa autismo. 

O médico que publicou essa mentira foi caçado e hoje é impedido de exercer a medicina. Muitos estudos sérios provam que não há nenhuma relação entre autismo e qualquer tipo de vacinação.


VERDADE: Existem diferenças entre as vacinas do posto e da clínica particular.  

A rede pública oferece muitas vacinas, mas há algumas que só são oferecidas na rede particular e, ainda, há algumas da rede privada que possuem uma cobertura maior, incluindo proteção para outros subtipos de vírus e de bactérias do que as oferecidas na rede pública.


MITO: A vacina de gripe causa gripe. 

A vacina de gripe protege contra 3 ou 4 tipos de vírus que causam a doença e existem muitos outros. O que acontece é que podemos desenvolver a doença através dos que a vacina não nos protege.


VERDADE: Precisamos vacinar para gripe todo ano. 

O vírus da gripe sofre mutações ao longo do ano e é por isso que a vacina do ano anterior não funciona no ano vigente.


MITO: Só preciso vacinar meu filho contra meningite B após 1 ano de idade, porque assim o número de doses é menor e fica mais barato. 

Além da recomendação do número de doses ter mudado recentemente e não existir mais diferença entre as aplicações feitas em bebês com menos ou com mais de 1 ano de idade, a incidência maior de meningite ocorre em crianças menores de 1 ano. Não podemos arriscar a sorte quando se trata dos nossos filhos!

About Author