A nova moda do momento é o óleo de coco, mas será que ele é toda essa maravilha?
O óleo de coco é um óleo vegetal rico em gorduras saturadas que proporcionam o aumento do mau colesterol (LDL), ou seja, é rico na gordura que mais queremos evitar.
Por outro lado, o óleo de coco contém grandes quantidades de ácido láurico, um triglicerídeo de cadeia média que promove o aumento do HDL (bom colesterol), o que contrabalancearia o aumento de LDL (mau colesterol), porém não há comprovação científica que o aumento do HDL (bom colesterol) efetivamente compense os efeitos causados pelo LDL (mau colesterol).
Outros benefícios do óleo de coco alegados por alguns autores é que o ácido láurico promove perda de peso, melhora da memória e da imunidade, contudo os estudos que “comprovam” esses benefícios são pequenos e com muitas brechas para questionamentos.
Levando em conta todos esses fatos apresentados, o uso indiscriminado de óleo de coco deve ser evitado. Procure consumi-lo com moderação, deixando-o para momentos mais especiais. O azeite extravirgem continua sendo, comprovadamente, o melhor óleo que temos.