Teste da orelhinha: Como é feito? Para que serve?

Teste da orelhinha: Como é feito? Para que serve?

O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame realizado em todas as maternidades brasileiras gratuitamente, habitualmente entre 48 e 72 horas de vida, e tem como objetivo diagnosticar precocemente se o bebê escuta bem. É um exame simples, indolor e pode ser realizado com o bebe dormindo.

Para realizar o teste, um aparelho que emite ondas otoacústicas evocadas e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno é colocado próximo do ouvido de bebê, o que determina se ele escuta bem ou não.

Caso o bebê não passe no teste em uma das orelhinhas, o motivo pode ser à presença de líquido amniótico dentro do ouvido e o teste deverá ser repetido em 1 mês. Caso o bebê apresente alteração bilateral é importante que seja encaminhado a um otorrinolaringologista e fonoaudiólogo para que se faça um acompanhamento com os exames complementares necessários e o tratamento adequado seja iniciado. Na maioria das vezes, as alterações possuem tratamento.

Os bebês que possuem maior possibilidade de apresentar surdez são:

  • Prematuros ou que pesaram menos de 1,5kg no nascimento;
  • Portadores de algumas doenças genéticas, deformidades na face ou apresente alguma malformação congênita;
  • Fizeram uso de alguns tipos específicos de antibióticos ou diuréticos na maternidade;
  • Tem histórico de casos de surdez na família;
  • Mãe que apresentou doenças gestacionais infecciosas, como rubéola, sífilis, toxoplasmose, herpes e citomegalovírus ou é HIV positiva.

Repare se seu bebê se assusta com barulhos altos ou se vira para procurar de onde vem algum som, pois esses comportamentos indicam que ele escuta bem. Na dúvida, sempre converse com o seu pediatra.

About Author