Trocando o berço pela cama

Trocando o berço pela cama

Quando está na hora de trocar o berço pela cama? Como posso fazer esta troca de forma tranquila? Quais são os cuidados que devo ter? Estas são perguntas frequentes nos consultórios pediátricos. Normalmente, a partir de dois anos de idade, está na hora de iniciar a transição.

Se você está à espera de um novo bebê, tente fazer a troca com uma antecedência de pelo menos três meses antes do parto, pois isso vai evitar ciúmes e futuras dificuldades. Explique para a criança que agora ela já está grandinha e que vai ganhar uma cama igual à do papai e da mamãe. Deixe a criança participar da transição escolhendo lençóis, uma almofadinha de decoração ou até mesmo a própria cama nova.

Para iniciar a transição opte por uma cama mais baixa ou com grades de proteção laterais, pois isso evitará acidentes. Não mude as regras da hora de dormir, manter uma rotina é fundamental neste momento. Se seu filho sair da cama e for até seu quarto, mande-o voltar para o quarto dele imediatamente. Não se sinta culpada por mantê-lo dentro do quarto na hora de dormir, isso faz parte do aprendizado, e se necessário instale um portão.

Torne o quarto da criança o mais seguro possível colocando travas nas gavetas, protetores de tomadas, grades nas janelas e retire possíveis cabos elétricos acessíveis e objetos que podem ser escalados, como banquetas e mesinhas, do caminho.

Se o seu filho acorda muito cedo e vai correndo para sua cama, ensine-o a olhar uma hora específica em um relógio (para os que não sabem ver números, ensine o desenho do número ou o lugar que devem estar os ponteiros do relógio) ou compre um despertador para colocar ao lado da cama dele. Faça um trato com a criança para que permaneça na cama até a hora determinada ou até que despertador toque, e explique que após esse horário ela poderá ir correndo para acordar a mamãe e o papai.

Vale lembrar que essas são apenas orientações. Qualquer dúvida sobre o assunto deve ser levada ao seu médico. 🙂

About Author