O tempo seco, característico do outono/inverno, causa a desidratação das vias aéreas superiores, como o nariz, a boca e a garganta, o que pode gerar desconforto ou até mesmo a inflamação desses locais levando a tosse, espirros e coceira. As crianças são mais susceptíveis e acabam sendo as mais afetadas.
O ar umidificado melhora esse quadro e ajuda a prevenir gripes e resfriados. Para saber quando e como usar o umidificador, siga as nossas 3 dicas abaixo:
- Ligue o umidificador quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 40%. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o nível de umidade do ar ideal para o nosso organismo deve estar entre 40 e 70%;
– Dica: Hoje em dia, os aplicativos de tempo instalados no celular normalmente indicam qual é a umidade relativa do ar.
- Prefira umidificadores à vaporizadores. Os vaporizadores podem causar mais mofo e bolor, o que ocasiona doenças alérgicas;
– Dica: tenha o cuidado de abastecer o umidificador com água filtrada e previamente fervida para evitar a propagação de eventuais bactérias que estejam presentes na água.
- Deixe o umidificador de água ligado de 3 a 4 horas e depois desligue. Esse tempo normalmente será suficiente para umidificar o ambiente. O umidificador ligado por muitas horas pode gerar mofo e bolor, o que será prejudicial à saúde.