Você sabe por que os castigos e as punições não funcionam?

Você sabe por que os castigos e as punições não funcionam?

Quando recebemos um castigo ou uma punição agimos por medo e coação e não porque queremos ser melhores. Se quisermos que os nossos filhos sejam pessoas melhores e que aquele comportamento que reprovamos não volte a se repetir, castigá-los não vai ser a melhor solução.

O castigo na verdade é efetivo a curto prazo, no ato da punição, porém a longo prazo pode gerar consequências desastrosas. Para entender mais sobre isso, vamos conhecer um pouco das 4 reações possíveis quando recebemos um castigo/punição:

  • Desejo de vingança – Retaliação
  • Sentimento de injustiça – Ressentimento
  • Não cooperação – Rebeldia
  • Recuar da situação, o que pode ser feito de duas maneiras:
  1. Utilizando a dissimulação (desta vez ok eu vou aceitar, mas me aguardem!)
  2. Inibição da autoestima (eu realmente mereci, sou uma pessoa ruim)

Repare que nenhuma dessas atitudes são positivas, então de onde vem a ideia descabida de que para alguém se comportar melhor é necessário, antes, se sentir pior?

Reflita agora: alguma vez já recebemos alguma punição/castigo que nos fez sentir bem? E por que, se queremos o melhor para o futuro dos nossos filhos, precisamos agir desse modo?

Isso não significa que seus filhos podem fazer o que quiser sem consequências, mas existem maneiras mais efetivas de educá-los sem a necessidade de usar as armas do castigo e punição.

Aproveite os outros textos de comportamento aqui no nosso site, pois eles podem te ajudar a educar de uma forma mais equilibrada.

About Author