O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença causada por um RNA vírus da família Flaviviridae e classificada de acordo com o mosquito transmissor em:
a) silvestre: transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados apenas em regiões de matas;
b) tipo urbana (erradicada no Brasil desde 1942): transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
- Como a febre amarela é transmitida?
Na febre amarela silvestre, o mosquito contaminado perlo vírus da febre amarela vive em região de matas e infecta normalmente os macacos, apenas acometendo seres humanos que estiverem nessa região. Na febre amarela urbana (erradicada no Brasil desde 1942), o mosquito é contaminado ao picar um ser humano infectado com o vírus, passando a infectar outros seres humanos ao picá-los e propagando a doença para aqueles não vacinados.
- Os macacos transmitem a febre amarela?
Não. Os macacos ficam doentes como nós e são muito importantes para a contenção da doença, uma vez que a vigilância epidemiológica sempre fica atenta a esses animais. Assim que é detectada a doença no macaco, esse órgão comunica o Ministério da Saúde para que a população local seja prontamente vacinada, evitando assim casos de febre amarela em humanos.
- Quais os sintomas da febre amarela?
A febre amarela é uma doença viral que normalmente tem sintomas bastante inespecíficos, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, mal-estar, enjoo e vômitos. Alguns dias após a infecção, a doença pode evoluir para a cura ou para os estágios graves que chamamos de toxêmicos, no qual surge a icterícia (presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos), acometimento do fígado, rim e hemorragias. Aproximadamente 15% dos casos evoluem para os estágios mais graves da doença.
- Quando devo me preocupar e procurar um pronto atendimento caso apresente algum sintoma da febre amarela?
Se você esteve em regiões onde há casos notificados de febre amarela sem estar vacinado e começa a ter febre em no mínimo 3 dias, vale a pena procurar um pronto atendimento ou seu médico de rotina para uma avaliação mais criteriosa.
- Existe tratamento para febre amarela?
Não. Por se tratar de uma doença viral não existe nenhuma medicação específica para combater a doença, por isso o tratamento recomendado é apenas de suporte, ou seja, alívio dos sintomas.
- Como fazer para prevenir a febre amarela?
Para prevenir a febre amarela é recomendado:
– Vacinação da população com risco de contrair a doença. Essa é a medida principal e mais efetiva;
– Evitar áreas sabidamente com casos da doença;
-Uso de repelente principalmente durante os horários de pico dos mosquitos – pela manhã e no final da tarde;
– Uso de telas e mosquiteiros.
- Quais são as pessoas que podem ser vacinadas contra febre amarela?
– Crianças a partir dos 9 meses até adultos de 60 anos de idade;
– Gestantes não devem ser vacinadas rotineiramente, porém se houver grande chance de contrair a febre amarela, a vacina pode ser realizada com carta de liberação do médico;
– Idosos acima de 60 anos podem tomar a vacina desde que seja liberada após consultar o seu médico, que deve elaborar uma carta garantindo ao posto de saúde ou à clínica de vacinação que o paciente não apresenta contraindicação aos seus componentes;
– Crianças entre 6 e 9 meses de idade devem ser avaliadas por seu pediatra e só devem receber a vacina em caso de alto risco de contrair a doença, já que nessa faixa etária os efeitos colaterais podem ser mais pronunciados.
- Quantas doses preciso tomar da vacina?
Hoje, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunologia recomendam dose única da vacina para indivíduos entre 9 meses e 60 anos de idade.
- Como faço caso não me lembre se já tomei a vacina?
Caso você não se recorde se já recebeu a dose da vacina e pertence a uma região ou irá viajar para algum lugar onde ela é recomendada deve receber nova dose.
- Quanto tempo a vacina leva para fazer efeito, ou seja, para proteger contra a febre amarela?
A vacina leva em torno de 10 dias para iniciar seu efeito protetor.
- Quais pessoas não podem ser vacinadas?
– Bebês com idade inferior a 6 meses de idade;
– Indivíduos imunodeprimidos;
– Pessoas que possuem alergia grave à proteína do ovo.
- Quais são os efeitos colaterais da vacina de febre amarela?
As reações adversas podem ocorrer em 5 a 10% dos vacinados e em geral são leves, incluindo dor local, febre e cefaleia. Sintomas neurológicos como convulsões são muito raros e quando ocorrem são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos.
- É verdade que a vacina de febre amarela pode evoluir para a doença da febre amarela ou causar problemas neurológicos como convulsões e encefalite?
Sim, infelizmente isso pode ocorrer em raríssimos casos.
- A dose fracionada é tão efetiva quanto a dose regular?
Ainda não há estudos suficientes que indicam se a dose fracionada tem a mesma duração da dose única. O que podemos afirmar é que a dose fracionada é suficiente para deixar os indivíduos, durante um surto de febre amarela, protegidos da doença.
Quer assistir um vídeo sobre o assunto? Então clica no link -> Febre Amarela: Doença, causa, sintomas e como se prevenir