O teste do olhinho ou do reflexo vermelho é um procedimento simples, rápido e indolor realizado de preferência dentro da maternidade antes da alta do bebê.
Para realiza-lo, o médico incide um feixe de luz no olho do bebê e observa se há a presença ou ausência de um reflexo vermelho. Se houver, isso prova que não há obstrução a passagem de luz no olho do bebê. Caso o reflexo vermelho não esteja presente no exame, ou seja, o bebê não passe no teste do olhinho, é importante o encaminhamento precoce a um oftalmologista infantil para diagnóstico preciso, que com o tratamento adequado, na maioria das vezes, evolui para a cura.
As doenças mais comuns diagnosticadas quando o bebê não apresenta o reflexo vermelho são glaucoma, catarata congênita, tumor e estrabismo.
Dica da pediatra: Esse mesmo reflexo pode ser observado em algumas fotografias quando os olhos ficam vermelhos no centro. Se ao bater uma foto de um bebê for observada uma mancha branca no centro do olho, procure o seu pediatra ou oftalmologista para esclarecimento do caso.